domingo, 1 de dezembro de 2013

Turismo cívico e arquitetônico em Brasília


Brasília é uma cidade jovem, está bem enxuta com seus 53 anos. Foi construída em três anos e meio como a cidade mais organizada e setorizada do Brasil. Ainda hoje, mesmo com o crescimento rápido e um pouco desordenado, criando as muitas "cidades satélites" que se espalham em volta do Plano Piloto, percebemos que a cidade continua com um jeito de interior, mesmo sendo a capital do Brasil.


O turismo e cívico, cultural e arquitetônico são o ponto alto de Brasília. 
Conhecer as curvas simples e geniais das obras do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa, a beleza dos jardins de Burle Marx, os vitrais de Mariane Peretti, e as muitas obras de arte de artistas como Athos Bulcão e Alfredo Ceschiatti.  

Quem quer aproveitar a cidade, tem também que abster-se do preconceito político, sem pensar nos erros da administração pública brasileira. Brasília é um dos poucos lugares onde resgatamos o sentimento de patriotismo.

Para quem visita a cidade, ou está somente de passagem, aí vai o "You Must Go" de Brasília. E o melhor, entrada franca na maioria dos ícones. Aos fins de semana a cidade é bem vazia, e com bastante disposição, dá para visitar muita coisa em um só dia.

Congresso Nacional
É o prédio mais alto de Brasília, com 28 andares. O teto convexo pertence à Câmara, o côncavo ao Senado. Ambos possuem inúmeras obras de arte.
Funcionamento
Todos os dias das 09h00 às 17h00. Visitas guidas de 30 em 30 minutos.
Terças e Quartas somente com agendamento. Grupos com mais de 15 pessoas devem agendar horário.
Endereço: Praça dos Três Poderes, Eixo Monumental
Entrada Franca.
Tour Virtual
Confira mais sobre o Congresso neste post


Esplanada dos Ministérios
O Eixo Monumental é uma grande avenida que é conhecida como o "corpo do avião", no desenho do Plano Piloto. São 24 ministérios.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental
Tour virtual

Praça dos Três Poderes
Fica logo atrás do Congresso Nacional, e é onde está concentrado os três poderes, representado pelo Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso), e Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Há também o mastro oficial da bandeira nacional, o pombal desenhado por Niemeyer e a escultura Memorial aos Candangos, representando os trabalhadores que chegaram para construção de Brasília.
Tour Virtual




Panteão da Pátria
Também localizada na Praça dos Três Poderes, o panteão da pátria e da liberdade Tancredo Neves foi patrocinado pela Fundação Bradesco e doado à Brasília durante a gestão de José Sarney. É um memorial fúnebre para homenagear a história dos heróis da pátria. Tem uma arquitetura moderna simbolizando uma pomba. 
Funcionamento: Terça a Domingo das 09h00 às 18h00.
Endereço: Praça dos Três Poderes
Entrada Franca
Tour Virtual


Museu Nacional
Este museu mostra o traço tão marcante de Oscar Niemeyer, e junto com a biblioteca que fica logo ao lado, foi inaugurado em 2006 quando o arquiteto completou 99 anos. 
Funcionamento: Terça a Domingo das 09h00 às 18h00.
Endereço: SCS, Lote 2 - Eixo Monumental
Entrada Franca
Tour Virtual

Memorial JK
Também projeto de Niemeyer e inaugurado em 1981, este museu mostra toda a história de Juscelino Kubitschek, fundados de Brasília, seus ideais, pertences pessoais, e também seu corpo instalado em um mausoléu dentro do museu. Vale a visita. 
Funcionamento: Terça a Domingo das 09h00 Às 18h00. Fechado às Segundas.
Endereço: Praça do Cruzeiro, Eixo Monumental
Entrada: R$ 10,00
Tour Virtual


Palácio do Itamaraty
É a sede do Ministério das Relações Exteriores. Também obra de Niemeyer foi inaugurado em 1970. O palácio possui o maior hall sem colunas do mundo com uma área de 2.800m².
Funcionamento: Semana das 14h00 às 16h00. Fim de semana das 10h00 às 15h00.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco H
Entrada Franca
Tour Virtual

Catedral Metropolitana
Obra de Niemeyer, foi inaugurada em 1967, após 12 anos de construção devido a complexidade do projeto. Por fora, a impressão é de que os vidros são negros, mas é só adentrar a catedral que tudo se ilumina.
Funcionamento: Todos os dias das 07h00 às 18h00. Missas diárias entre 9h00 e 11h00.
Endereço: Praça dos Três Poderes, Eixo Monumental
Entrada Franca.
Tour virtual
Confira mais neste post



Santuário Dom Bosco
Criada por Lucio Costa, projetor de Brasília, esta é uma das igrejas mais lindas que já vi, daquelas que dá vontade de casar sabe? Os vitrais são de diferentes tonalidades de azul e o majestoso lustre feito na Itália, é formado por 7.400 peças de vidro.
Funcionamento: Todos os dias das 07h00 às 18h00. Missas de Segunda a Sábado Às 07h00 e 18h00, Domingos às 08h00 e 11h00 e a noite às 18h00 e 19h30.
Endereço: SEPS 702, Bloco B
Entrada Franca
Tour Virtual

Pontão do Lago Sul, Lago Paranoá
Na minha opinião o Pontão é o lugar mais bonito e mais democrático de Brasília. Localizados ao lado da Ponte Costa e Silva e às margens do Lago Paranoá, o Pontão é um espaço de lazer aberto ao público e cheio de bons restaurantes, bares e cafés. Para terminar o dia vendo aquele por-do-sol! 
Funcionamento: Todos os dias das 07h00 às 01h00.
Endereço: SHIS Ql 10 Lote 1/33 
Entrada Franca
Tour Virtual
Confira mais neste post




Ponte JK
Inaugurada em 2002, virou ícone de Brasília pela sua imponência e engenhosidade. A quantidade de aço utilizada na ponte é duas vezes maior que utilizaram na construção da Torre Eiffel.  Com 1,2 km, liga o Plano Piloto ao Lago Sul. Seu formato representa o de uma pedra quicando sobre o Lago.  
Endereço: Via L4 Sul, Lago Sul QL 24/26 
Tour Virtual

Torre da Antena de TV
É a última obra de Oscar Niemeyer. Inaugurada em 2012 é também conhecida como Flor do Cerrado. Fica um pouco mais distante de Brasília, mas a visita ao topo da antena onde há um mirante a 170 metros de altura, vale a visita.
Funcionamento: Visitas ao mirante de 20 em 20 minutos (estão suspensas temporariamente)
Endereço: Grande Colorado. Região Administrativa de Sobradinho
Entrada Franca
Tour Virtual

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...