segunda-feira, 7 de maio de 2012

Culinária Amazonense / O que comer em Manaus

A culinária de Manaus merecia um post a parte.

A gastronomia local, especificamente do Norte como um todo, é uma das melhores comidas que já comi. Não foi a toa que engodei 7kg em 1 ano.
Os peixes de água doce são deliciosos. Os mais comuns aqui são tambaqui, pirarucu, matrinxã, tucunaré... e ainda tem o jaraqui, que dizem que se você come não sai mais daqui. Esse eu não comi!
A costela de tambaqui do restaurante Aupabá dos hotéis Quality, Park Suites e Comfort são maravilhosos.

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce, pode atingir até 3 mestros e pesar até 200kg. Conhecido como o Bacalhau da Amazônia, mas o prato que eu mais gosto é o Pirarucu de Casaca, feito com banana pacovã, farinha do uarini entre outros ingredientes.

O caldo de peixe do restaurante Banzeiro também é uma ótima pedida...

O açaí é muito melhor que o de São Paulo, mas ainda dizem que do Pará é o melhor do Brasil.
Em Manaus normalmente se come açaí com tapioca e não com banana como os paulistas gostam. O açaí também é muito inserido na culinária, nos peixes ou carnes.


A castanha-do-pará na verdade é chamada de Castanha do Brasil, devido ser encontrada na floresta amazonica, porém, era comercializada antigamente por Belém, já que a logística em Manaus é bem dificil.


O tacacá é um prato típico do Norte e é feito com tucupi (caldo da mandioca), jambu (uma folha que adormece a língua), goma da tapioca e camarão seco. Particularmente AMO.


A mandioca é a base da alimentação dos ribeirinhos da Amazônia. Dela se extrai muitos alimentos usados na culinária local. A mandioca-brava contém um ácido venenoso, chamado cianídrico. Desta forma, é necessário fervê-la durante 24 horas para eliminar o veneno. Daí é só comer sem culpa.

Tucupi  - é o caldo da mandioca-brava. Após ralada seu caldo é espremido e fervido por horas. Muito usado na culinária como molhos para peixes e pratos tradicionais como o tacacá e pato no tucupi.
Goma da Tapioca - a goma se acumula no fundo do caldo fervido e é retirado para fazer a goma da tapioca, flocos de tapioca (as bolinhas que normalmente se come com açaí) e a goma do tacacá.
Farinha do Uarini - são como bolinhas bem pequenas e duras de quebrar o dente, mas´ótima para comer com uma boa caldeirada!


O tucumã é com certeza a coisa que mais gosto aqui. essa "frutinha" tem uma semente grande e a polpa é retirada em lascas. Se come muito com pão, tapioca, arroz e qualquer outro prato.


X-Caboclinho (pão com tucumã)

Tapioca
 
Sorvetes Vaca Lambeu
Sabores inusitados e bem regionais, são marcantes nos sorvetes da rede Vaca Lambeu, com sorveterias espalhadas pela cidade. O meu preferido é de tapioca com açaí, tucumã, cupuaçu e castanha do pará.
 
 
 
Entenderam o motivo dos meus 7kg a mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...