A gastronomia local, especificamente do Norte como um todo,
é uma das melhores comidas que já comi. Não foi a toa que engodei
7kg em 1 ano.
Os peixes de água doce são deliciosos. Os mais comuns aqui são tambaqui, pirarucu, matrinxã, tucunaré... e
ainda tem o jaraqui, que dizem que se você come não sai mais daqui. Esse eu não
comi!
A costela de tambaqui do restaurante Aupabá dos hotéis
Quality, Park Suites e Comfort são maravilhosos.
O caldo de peixe do restaurante Banzeiro também é uma ótima pedida...
O açaí é muito melhor que o de São Paulo, mas ainda dizem que do Pará é o melhor do Brasil.
Em Manaus normalmente se come açaí com tapioca e não com banana como os paulistas gostam. O açaí também é muito inserido na culinária, nos peixes ou carnes.
A castanha-do-pará na verdade é chamada de Castanha do Brasil, devido ser encontrada na floresta amazonica, porém, era comercializada antigamente por Belém, já que a logística em Manaus é bem dificil.
O tacacá é um prato típico do Norte e é feito com tucupi (caldo da mandioca), jambu (uma folha que adormece a língua), goma da tapioca e camarão seco. Particularmente AMO.
A mandioca é a base da alimentação dos ribeirinhos da Amazônia. Dela se extrai muitos alimentos usados na culinária local. A mandioca-brava contém um ácido venenoso, chamado cianídrico. Desta forma, é necessário fervê-la durante 24 horas para eliminar o veneno. Daí é só comer sem culpa.
Tucupi - é o caldo da mandioca-brava. Após ralada seu caldo é espremido e fervido por horas. Muito usado na culinária como molhos para peixes e pratos tradicionais como o tacacá e pato no tucupi.
Goma da Tapioca - a goma se acumula no fundo do caldo fervido e é retirado para fazer a goma da tapioca, flocos de tapioca (as bolinhas que normalmente se come com açaí) e a goma do tacacá.
Farinha do Uarini - são como bolinhas bem pequenas e duras de quebrar o dente, mas´ótima para comer com uma boa caldeirada!O tucumã é com certeza a coisa que mais gosto aqui. essa "frutinha" tem uma semente grande e a polpa é retirada em lascas. Se come muito com pão, tapioca, arroz e qualquer outro prato.
X-Caboclinho (pão com tucumã)
Tapioca
Sorvetes Vaca Lambeu
Sabores inusitados e bem regionais, são marcantes nos sorvetes da rede Vaca Lambeu, com sorveterias espalhadas pela cidade. O meu preferido é de tapioca com açaí, tucumã, cupuaçu e castanha do pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário