quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Rio Negro e Solimões

Morei em Manaus e um dos passeios que eu mais gostava de fazer era o Encontro das Águas.
Passeio básico para apresentar Manaus a qualquer pessoa que fosse me visitar, no entanto, cheguei a ir umas 6 vezes. Achava incrível ver que as águas não se misturavam devido a velocidade da água, densidade e temperatura.

O Rio Negro, de água mais escura, é mais lento, corre cerca de 2km por hora e mais quente com 28°C. Por conta disto a água é pobre em nutrientes, com a oxigenação baixa, e muito ácida, com Ph de 4,9 devido a decomposição da vegetação nas margens do rio. Tem sua nascente na Colômbia.
O Rio Solimões, de água barrenta, é mais rápido, corre de 4 a 6km por hora e com a água mais fria, 22°C. Tem sua nascente no Peru.


Imagem de satélite. Rio Negro e Solimões formando o Rio Amazonas. Em destaque a cidade de Manaus, bem próxima do Encontro das Águas.

Juntos, formam o Rio Amazonas, que é o maior rio em volume de água do mundo, e tem sua foz desembocada no oceano Atlântico.
A época de cheia do Rio tem seu pico entre Junho e Julho, em que o rio pode subir cerca de 29,87m.acima do nível do mar, este índice foi recorde em 2012. A cheia do rio, é em decorrência principalmente do degelo da Cordilheira dos Andes, e das chuvas, que são abundantes em Manaus.
A distância entre uma margem e outra pode chegar a 50km em época de cheia, quando você está no meio do Rio, ele mais parece um mar de água calma, praticamente um espelho, pois não se consegue enxergar a outra margem.
Hoje o turismo é explorado no Encontro das Águas e nas comunidades ribeirinhas que vivem em sua margem, recebendo visitantes do mundo inteiro.

 Mas não é so na Amazônia que encontramos esse espetáculo da natureza, segue outras conflüências de rios mundo afora:

Rios Yangtze e Jialing, em Chongqing, China

Rios Thompson e Fraser em Lytton, BC, Canadá

Rios Alaknanda e Bhagirathi em Devprayag, Índia

Rios Rhône e Arve em Genebra, Suíça
 
Rios Mosel e Reno, em Koblenz, Alemanha

Rios Mississippi e Ohio em Cairo, IL, EUA
 
Rios Green e Colorado, em Canyonlands National Park, Utah, EUA
 
Rios ILZ, Danúbio, Inn e em Passau, Alemanha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...