terça-feira, 8 de maio de 2012

Carnaval x Boi-Bumbá

Em Manaus o forte não é o Carnaval, mas sim o Boi!

O Festival de Parintins é um dos maiores festivais folclóricos do mundo e é realizado desde 1913. O Boi-Bumbá é uma versão do bumba-meu-boi que deu-se início no Piauí, devido ser uma região que foi povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novos pastos para o gado. A vaqueirada ainda é um personagem tipico do estado. Mas foi no Maranhão que as brincadeiras de bumba-meu-boi foi popularizado, e em Manaus ganhou o nome de Boi-Bumbá.

A partir de Maio acontece os ensaios do boi (Bar do Boi), todos os Sábados. É como um ensaio de escola de samba no barracão. Em Junho acontece o Festival de Parintins, onde vem pessoas do mundo todo.

Em SP é facinho de ir para o sambódramo apreciar o Carnaval, já em Parintins são 20 horas de barco a partir de Manaus, ou se está disposto a pagar, um voo de meia hora que opera exclusivamente para a festa.

            Boi Caprichoso       x         Boi garantido


Os bois sãos os principais personagens do Festival. Mas segue aqui um pouco das diferenças (e semelhanças) sob minha ótica, das duas festas!

                Sambódramo          x        Bumbódramo




Diferente da passarela do samba, o Bumbódramo é uma arena redonda. As alas das escolas de samba viram 20 itens que são apresentados à platéia, chamada de Galera (que também é um item). Os bois são avaliados por estes ítens. Segue alguns abaixo:

     Rainha de Bateria       x       Cunhã-Poranga


Ao invés da rainha de bateria que é uma das principais figuras no Carnaval, no Boi tem a Cunhã-Poranga, que em lingua indígena significa a moça mais bonita da tribo. Pouca roupa e muitas penas é marca registrada das duas.

       Porta-Bandeira      x       Porta-Estandarte


As duas tem a mesma função, carregam a bandeira da sua escola / boi. 

         Bateria           x        Marujada / Batucada




O que mais me dá emoção nos desfiles de Carnaval, principalmente quando você desfila é a batida da bateria. A vibração do som arrepia, corre pelas veias.
No boi também tem a bateria, mas é chamada de Marujada no Boi Caprichoso e Batucada no Boi Garantido.
           Baianas               x              Sinhazinha


A Sinhazinha é o que mais me faz lembrar das baianas do Carnaval por causa do vestidão rodado, mas historicamente não tem nada a ver. A ala das baianas é item obrigatório no Carnaval, bem como a Sinhazinha, que representa a filha do Amo do Boi, e tem o boi como seu brinquedo de estimação.

    Puxador de Samba  x  Levantador de Toada


No Carnaval é o cantor do samba-enredo e no Boi é o cantor das toadas. Interessante aqui é que o Boi oponente é chamado de Contrário, e há também as toadas de sátira para o boi oposto, é engraçado.

Curiosidade...
Em Parintins é o único lugar do mundo que a Coca-Cola tem a lata azul, além da vermelhinha original. Isso para atender os dois torcedores, do Garantido (vermelho) e do Caprichoso (azul). Outros patrocinadores do evento que tenham a marca vermelha como a Kaiser, a Net e outros fazem o mesmo.

Vamos brincar de Boi...
Bom, eu, como sou CAPRICHOSO, sou Azul até Morrer, posto umas fotinhas do meu último ensaio.






Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...