quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Planejando uma viagem

O mais difícil em viajar com amigos é o planejamento da viagem. 
Cada um de nós tem uma característica, que vai do mais aventureiro que pode andar 10 horas seguidas sem sequer parar pra comer até o mais tranquilo que passaria metade do dia sentado num café para ver as pessoas passando (leia-se eu).

No entanto, acaba sendo divertido, pois passamos hoooras juntos decidindo o melhor destino, roteiro, hotel e passeios. Como moramos em Londres, muita coisa acaba sendo tão prática e barata que se der a louca podemos fazer um bate-e-volta em outro país.

Segue abaixo um pouco das companhias que gostamos de pesquisar para definir nossas viagens.



A KGB é um site de compra coletiva como o Groupon, mas existe só nos EUA, Inglaterra, Itália e França. Oferece serviços diversos e inclusive viagens. No início duvidamos um pouco da credibilidade já que encontramos viagens para Paris, 3 noites com hotel e Eurostar por 149 libras para 2 pessoas. Ou 3 noites em Amsterdã com voo e hotel por 159 libras. Enfim, arriscamos e valeu a pena. Tivemos um único problema com nossa viagem de Marrocos, pois compramos e não ligamos para fazer a reserva até a data estipulada, mas com alguns argumentos já conseguimos nosso refund completo.

Na Europa existem várias companhias low cost como a KLM, Ryanair, mas todos nossos voos compramos pela Easyjet. É muito bom achar passagens para países mais próximos por 19 libras cada trecho. Quanto mais antecedência melhor.Algumas desvantagens de companhias Low Cost é que despachar bagagem é luxo, você tem que pagar a parte, e o valor é por peso. A sua bagagem deve ser única (isso mesmo, somente uma) nada de necessaire, nada de bolsa, tudo dentro de sua mala ou mochila, que deve atender as medidas de 56x45x25, sem limite de peso (mas também com uma mala tão pequena nem pode pesar muito). A passagem é super barata, mas taxas de cancelamentos ou remarcações são absurdas, compensa mais perder a passagem e comprar outra. O assento não é reservado, é por ordem de chegada, se você atrasar corre o risco de não sentar do ladinho de quem você quer. Assento marcado tem custo a parte de 3 libras. As poltronas não reclinam, mas os voos sempre são curtos então não faz a menor diferença. 

É muito legal viajar de Eurostar, que faz o trecho London - Paris - Bruxelas - Amsterdã. Fui para Paris de Eurostar e você nem sente a viagem, que dura 2 horas. A ideia de passar por debaixo do mar no Canal da Mancha é assustadora não é? Mas como fui a noite não tenho ideia em qual momento o trem mergulhou! As passagens são mais caras do que as companhias aéreas low cost, mas vale a pena a experiência. Ver mais detalhes neste post
 
A Momondo é um site que compila várias companhias aéreas, e a visualização é muito boa, ele te dá um gráfico mostrando a opção mais barata em diferentes datas. 
 

Os sites acima nos auxilia muito na escolha dos hotéis e nas avaliações dos hóspedes. Não escolhemos nenhum com avaliação menor que 7. Há hotéis / hostels bem baratos e super bem avaliados, é só ter paciência de procurar.


Claro! Não podemos esquecer do Forecast! As previsões da BBC são infalíveis. Sempre pesquisamos como estará o tempo no país que vamos visitar. Isto nos ajuda tanto a escolher a melhor época para viajar quanto para definir o que vai na mala!


Nosso amigo Google Maps é muito utilizado tanto nas pesquisas prévias quanto no aplicativo do Iphone. Nos garante fazer nosso roteiro ponto-a-ponto e quanto tempo vamos gastar de um lugar para outro. Uma roteiro mal planejado pode ser frustante.





Porque não dá pra visitar nenhum lugar sem conhecer a       história né? Uso muito o wikipédia no celular, antes ou durante cada ponto turístico, e também para fazer meus posts no blog.





Um site super legal que só vim conhecer em Londres, é um guia completo de tudo o que está acontecendo na cidade. É ótimo para pesquisar antes da viagem para saber se está acontecendo um evento, exibição de arte ou show imperdível que só vai acontecer no dia da sua viagem. Uso muito em Londres e quando voltar para o Brasil também. Fiquei surpresa em saber que tem o Time Out SP.




Outra ferramente que uso muito nas viagens é o app do Trip Advisor no Iphone. Você faz o download de cada cidade que vai visitar e o aplicativo te mostra o ranking dos melhores restaurantes, hotéis, atrações e avaliação dos turistas. O mais legal é que dá para selecionar por bairro ou por proximidade. Ele rastreia o ponto em que você está e te mostra os restaurantes mais próximos, indicação no mapa e bússola. Não tem como errar o caminho, e nem na escolha. Os melhores restaurantes que fomos em cada lugar foi indicação do Trip Advisor.



Blogs... muitos blogs de viagens! Na verdade comecei a escrever o meu motivado pela quantidade de blogs que eu olhava antes mesmo de vir para Londres. Acho os blogs melhor ferramenta do que qualquer site, já que mostra a experiência pessoal de cada um, os perrengues, os erros, não apenas opiniões imparciais. Sigo vários, mas meu preferido é Dri Everywhere. Ela é uma brasileira que mora em Londres e já viajou mais de 72 países! Gosto deste site porque ela escreve de um jeito bem pessoal e responde todos os comentários de leitores. 


Estar antenado no que está acontecendo no mundo também é muito importante para quem vai viajar. Saber se o país está passando por uma crise financeira, crise política, protestos, greves, conflitos etc. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...