Claro que as opiniões se dividem, os republicanos por exemplo querem o fim da monarquia, alegando que a família real custa aos contribuintes cerca de 200 milhões de libras por ano. Suas manifestações acontecem principalmente em eventos como o Jubileu, onde eu pude ver pessoalmente, o casamento do príncipe William entre outros.
Mas políticas a parte, no geral a Rainha é um ícone e um ídolo na nação britânica.
Seus 60 anos foram marcados por diversos acontecimentos históricos como a Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim. Londres esteve envolvido na guerra das Malvinas em 1982, do Iraque e do Afeganistão, e foi alvo de atentados de extremistas islâmicos, que detonaram bombas no sistema de transporte londrino em 2005, ano também em que o brasileiro Jean Charles foi injustamente morto por policiais britânicos.
A Rainha viajou a 116 países em 261 visitas oficiais.
Em 1997 a monarquia foi profundamente afetada pela morte da princesa Diana, mas viu sua popularidade crescer novamente no ano passado, no casamento do príncipe William e Kate Middleton.
Rainha Elizabeth com 18 meses já tinha seu destino traçado.
Em 2 de Junho de 1953 aconteceu a cerimônia de coroação oficial da rainha, em Westminter. Ela estava usando nada menos que uma coroa com 1.333 diamantes e um robe roxo que levou 3.500 horas para ser costurado por 12 costureiras. A cerimônia solene foi a primeira no mundo a ser transmitida pela TV e foi visto por mais de 100 milhões de americanos e 27 milhões de britânicos.
Queen Mom! No nascimento de seu quarto filho.
Sim! ela já foi uma BBB!
Em 1969 a Rainha permitiu uma equipe de filmagens adentrar seu Palácio para um documentário chamado Família Real. O vídeo foi exibido uma única vez.
Em seu casamento na Abadia de Westminter com o príncipe Philip em 1947. A princesa tinha 21 anos. Na época do pós-guerra ela teve de usar cupons de racionamento (assim como todos os britânicos), para comprar material para seu vestido.
Muito antes de Will e Kate se tornarem os noivos favoritos, a Rainha presenciou o casamento de seu filho Charles com Lady Diana em 29 de Julho de 1981. O casamento foi transmitido para todo o mundo e teve recordes de audiência sem precedentes, visto por mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo.
No casamento dos novos queridinhos da Inglaterra, Will & Kate, em 29 de Abril de 2011.
Parabéns à Rainha pelos 60 anos de trono!
Nenhum comentário:
Postar um comentário