terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Visitando o Congresso Nacional

Nos meus primeiros dias em Brasília, fomos conhecer o ícone da cidade, o maior e mais famoso conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer, a praça dos três poderes, onde fica o Congresso Nacional.

O Congresso é composto pelo Senado Federal  e pela Câmara dos Deputados.
A Câmara dos Deputados é onde são criadas as leis, onde são elegidos os membros do conselho da república, e são autorizados à abertura de processo contra o presidente e seus ministros. O Congresso é formado por 513 deputados de 21 partidos políticos, que representam o povo. A cúpula voltada para cima é para dar ideia de que o Congresso é aberto às ideias e representam o povo brasileiro.

O Senado Federal é onde são avaliadas e aprovadas as leis, entre outras competências.
 São 3 senadores que representam cada um dos 26 estados e o distrito federal, com mandato válido por 8 anos.  A cúpula voltada para baixo representa a reflexão e introspecção dos senadores.


Atualmente, e infelizmente, o atual presidente do Senado é Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, que já havia presidido outras duas vezes. Ele foi acusado de escândalos de corrupção, recebendo ajuda financeira de lobistas para despesas pessoais. 




Os Salões:

O passeio começa pela visita ao Salão Negro, o primeiro após subir a famosa rampa.


O Salão Verde é repleto de obras de arte e poltronas desenhadas por Niemeyer, e é onde os jornalistas ficam esperando para entrevistar os políticos que passam de um salão para outro.


Painel de azulejos de Athos Bulcão

A escultura de anjo feita por Alfredo Ceschiatti foi um "teste" para os anjos feitos especialmente na
Catedral Metropolitana. 

Painel de Di Cavalcanti

 No Salão Azul é possível tirar foto nas bandeiras e passar pelo Túnel do Tempo, onde há várias fotos retratando importantes momentos da história da política, desde a época do império.
Fernandinho com a bandeira da nossa querida Amazonas.
Túnel do Tempo
Onde acontecem as sessões:

É possível assistir às sessões nos Plenários da Câmara ou do Senado sem custo algum, é só se apresentar na entrada e não é permitida entrada de shorts ou chinelo


Câmara dos Deputados

Senado Federal



Visitas diária das 9h30 às 17h00 a cada meia hora, acompanhada de monitores.
Duração da visita é de cerca de 1 hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...