sábado, 25 de janeiro de 2014

Uma carta para eu mesma de 10 anos atrás


Oi Rafaela de 2004,
"Há uma enorme chance de você estar lendo esta carta na faculdade, sentada no pátio depois de almoçar um pastel, esperando a hora de ir pro trabalho. Aliás, esse perrengue de contar as moedas para almoçar na faculdade vai ter fim, mas não por enquanto.
Estou em 2014, e hoje vejo como pequenas atitudes podem mudar o curso de uma vida.  Por isso resolvi te escrever essa carta, para te dar alguns conselhos.  
A começar pela sua faculdade. Você a vida toda terá dúvidas se aquela segunda opção te faria mais feliz do que se formar em Turismo. Aliás, você seria uma ótima publicitária. Você decidiu por Turismo quando seu pai te mostrou uma matéria no jornal dizendo que seria uma das profissões mais promissoras do futuro. E hoje, no futuro, mesmo em ano de Copa (pois é, Copa no Brasil), é um mercado bem complicado. Além disso, a hotelaria vai te tirar muitas noites de sono, te roubar uma infinidade de finais de semana e te dar de presente várias varizes.

Pois é, esse seu estágio no hotel que era só pra cumprir as horas exigidas pela faculdade, vai resultar em 10 anos de carreira.

Não tenha medo de ser diferente. Você é muito tímida e fechada, isto vai te impedir de fazer mais amigos. Seja mais extrovertida, comunicativa, mais louca. E cultive seus poucos amigos, mais pra frente eles vão sumir, e você vai sentir falta deles.
Estude mais, sabe aquele curso de inglês que seu pai te paga? Não falte tanto. Você vai precisar muito dele para o seu trabalho e para sua vida. E aprender inglês depois dos 30 já não é mais a mesma coisa.

Se leve menos a sério. Você sempre trabalha para ser a melhor. Mais pra frente você vai entender que não precisa ser a melhor para ser feliz.

Use protetor solar. Sabe quando sua irmã mais velha te disse aos 20 para não sair de casa sem protetor? Pois é, serei eternamente grata.

Cuide mais do seu cabelo, suas unhas, sua pele. Depois não vai adiantar muito chorar quando aparecer a primeira ruga.

Mude mais o seu visual, corte, pinte o cabelo, fique loira, ruiva. Hoje vejo que todas as suas fotos parecem meio iguais.

Aproveite também para aposentar aquele all star surrado e a calça jeans rasgada. Elas podem ser confortáveis, mas não te valorizam nem um pouco.

Sua relação com suas irmãs ficará imensamente maior. Você será madrinha do filho da sua irmã mais velha, daquela que na adolescência você sempre brigava. E ele será a paixão da sua vida.

Tenha calma com sua jornada de 4 horas diárias dentro de trens, ônibus e metrôs lotados de São Paulo. Logo mais você terá um carro, mas não vai mudar muito. Você já chegou a ficar 5 horas no trânsito.

Sua busca por religião ainda não acabou. Já passou pela católica, espírita e evangélica, mas aos poucos vai perceber que a espiritualidade está dentro de você.

Sabe aquele namorado te chamou pra ir à Europa e você não quis por medo e saudade da família? Me escute, vá. Esse namoro não vai durar, mas mais pra frente você vai entender o quanto viajar é enriquecedor. Mas não se arrependa, você vai tirar um ano sabático e viajar pela Europa com o verdadeiro amor da sua vida.

Aliás, você não devia ter namorado sério desde os 14 anos. Você passou por toda a juventude e foi solteira por 6 meses! Curta mais, saia mais, faça mais amigos. O amor da sua vida aparecerá em pouco tempo, e você vai entender definitivamente o significado da palavra amor.
Curta muito seu tempo em casa, seus pais e irmãs. Os próximos anos serão intensos. Você vai morar em lugares incríveis e muito diferentes como na floresta de Manaus, na cosmopolita Londres, na capital do país, Brasília e no cerrado de Goiânia.
Passe mais tempo com sua mãe, façam programas juntas, você sentirá muita falta dela no seu dia-a-dia.

Ops, já deu 13h00, hora de você pegar o ônibus pra mais um dia de labuta no hotel. E mesmo que você não seguir nenhuma dessas dicas, não se preocupe, sua vida será incrível."

Essa é você hoje e daqui a 10 anos.






* Este texto foi inspirado por Jaque Barbosa - Hypeness

4 comentários:

  1. Texto muito bom!! Metade destes momentos estive ao seu lado, e é muito bom olhar nosso passado e saber que vivemos...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog e da carta. Ah, também fiz turismo, a profissão do futuro, e hoje sou Guia de Turismo e dou aulas, além de escrever no meu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...