domingo, 4 de março de 2012

Manaus para Leigos

Manaus é muito mais do que a floresta amazônica. Vai além.

É o principal centro econômico da região norte e o 6º maior PIB do país, a frente de Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Recife. Manaus está entre as 20 melhores cidades para fazer negócios da América Latina.
Deve-se isso devido ao Pólo Industrial e à Zona Franca, criada em 1967 para impulsionar a economia da cidade, e tem hoje cerca de 600 indústrias.
Pois é, a TV aí da sua casa, seu telefone celular, o notebook que está usando agora, a moto na sua garagem e até tua primeira bicicleta Caloi são produzidas aqui. Este ano a presidente Dilma Roussef prorrogou a zona franca por mais 50 anos. E para quem pensa que a Zona Franca é tipo uma “25 de Março”, se enganou, é simplesmente incentivos fiscais para as indústrias (isenção de impostos de importação e exportação, desconto do ICMS e isenção do IPTU por dez anos).

Manaus é também a sétima cidade mais populosa do Brasil com 1.802.525 de habitantes. E foi a primeira cidade do país a ter energia elétrica e uma universidade.





                                                                                                                                                                                    Não confunda!
AMAZONAS é o nome do Estado brasileiro cuja capital é MANAUS.
MANAUS significa "Mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos Manaós.
AMAZÔNIA também chamada de floresta amazônica, é a maior floresta do mundo e abrange 5 milhões de km². A floresta inclui territórios pertencentes a nove nações, sendo 60% dela no Brasil, seguido de Peru com 13% e pequenas na Colômbia, Venezuela, Equador,Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.


                                                                                                                                                                                   A foto acima foi tirada do alto do hotel Park Suites, da rede Atlantica Hotels.

Num único dia, o Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão do Rio Tâmisa, em Londres, durante um ano inteiro. Só a Bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa.
Ao contrário do que se poderia imaginar, os rios mais feios da Amazônia, os de água barrenta, são os mais generosos para a vida na região. Carregam sedimentos da Cordilheira dos Andres e de outras regiões por onde passam. Na cheia, depositam no solo esses sedimentos, adubando quilômetros ao longo do rio. Ali, as plantações nascem viçosas quando as águas baixam. Esses rios também têm mais peixes.
Os rios escuros, como o Negro, são muito mais bonitos, mas a água é ácida e pobre em nutrientes. Apenas 5% dos peixes vendidos em Manaus vêm do Rio Negro, que banha a cidade.




  
O pôr-do-sol mais lindo que já vi...

ANIMAIS
Das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Amazônia (67%).



Com 30 milhões de espécies, os insetos formam o maior grupo de seres vivos na Terra, na Amazônia está um terço deles. Para quem não gosta de inseto (COMO EU), dá uma olhada nos pequenos bichinhos que achei em uma tarde.



                                                                                                                                                                                   Das 141 de morcegos do mundo, 125 voam por lá. Uma vez, eu fazia um passeio de canoa durante a noite no Rio Negro e achava lindo sentir vários passarinhos dando rasante nas nossas cabeças. Pois é, até o barqueiro mirar o holofote para o alto e eu ver que eram morcegos!
Quem não gosta de répteis precisa saber: há 300 espécies desses animais na Amazônia, de cobras a lagartos. Esse aí eu “peguei” em um dos meus passeios de focagem de jacaré.

INDIOS

Os índios brasileiros, que eram 6 milhões na época do descobrimento, hoje são 300.000. Enquanto a população total do Brasil cresceu 27 vezes, a dos índios diminuiu 20. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas no país. Restaram 170.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...