Como funciona?
As passagens são compradas on-line no site da Eurostar ou Rail Europe ou direto nas estações.
Os assentos são marcados, você deve procurar pelo número de seu vagão e poltrona. No momento da compra você pode optar por Facing Forward (indo de frente) ou Facing Backwards (indo de costas), ou reservar assentos para 4 lugares com uma mesa no meio para quem viaja em grupo.
O processo de embarque é como de um aeroporto, você deve chegar com 40 minutos de antecedência e passar na imigração, que é tão rígida quanto dos aeroportos. Há também os detectores de metais e raios-x para as malas. Os tickets podem ser impressos em casa ou nas máquinas disponíveis nas estações.
Quais as vantagens?
São muitas as vantagens, mas para mim, a principal é que você não precisa despachar as malas e não há limite de peso. Depois de tanto viajar nas companhias aéreas low cost, realmente percebi o quanto isso é uma maravilha. As malas menores vão nos bagageiros acima das poltronas e para as malas grandes há um compartimento na entrada de cada vagão.
Outra vantagem é que você não precisa se locomover até os aeroportos, que geralmente são mais distates dos centros. De Londres, saímos da estação Saint Pancras, que é em uma região bem central e dá para chegar de ônibus ou metrô.
A viagem também é bem mais confortável que a de um avião. As poltronas são grandes, bastante espaço, há carregadores para celular ou notebook e há um bar onde você pode comprar algo para comer. E o mais importante, sem turbulências!
Os preços variam de acordo com a época do ano. Mas assim como um voo, uma viagem de trem planejada com antecedência ou evitando fins de semana, você consegue passagens mais baratas ou alguma promoção. As passagens vão de 30 a 150 libras.
Indo de Saint Pancras (Londres) a Gare du Nord (Paris)
Estação Gare du Nord, Paris
Oi, Rafaela. Vim parar aqui porque em dezembro vou tá fazendo esse roteiro Londres -> Paris pela Eurostar. Geralmente eu sinto dores no ouvido quando o avião está prestes a pousar, sabe? Daí resolvi saber da pressão nos trens e li que você também relatou um certo desconforto. De toda forma, você acha que é menos incômodo que avião? Xero
ResponderExcluir