sábado, 27 de abril de 2013

Conhecendo Buda!

A cidade se divide em lado Buda e Peste, uma em cada lado do rio Danúbio.

A parte Buda é a parte alta da cidade, e para subir nada melhor do que o Funicular ou Sikló na língua local. O valor é de 1700 HUF (cerca de R$ 20,00). Uma vez lá no alto, além da paisagem que é linda, você conhece várias atrações. Se programe para passar o dia por lá e conhecer todas elas:

Castelo de Buda - O castelo é um complexo que abriga o Palácio Real, no alto da colina. Construído antes de 1300 pelos magiares (etnia que formou os húngaros), foi destruído e reconstruído durante diversos conflitos, sendo o último deles na Segunda Guerra. No interior do palácio, há vários salões e obras de arte. 
O Castelo ainda visto de baixo




Marcas de balas das constantes guerras que a cidade sofreu
 Igreja de São Mathias - É uma igreja de estilo gótico do século 14, com a torre coberta de azulejos coloridos. Oficialmente seu nome é Igreja de Nossa Senhora, mas foi popularizada como Igreja de São Mathias devido ao Rei Mathias, que se casou nela duas vezes.






 Bastião dos Pescadores - ao lado da Igreja está o bastião dos pescadores , construído em 1895 para comemorar o aniversário da conquista magiar. Possui sete torres que representam as sete tribos magiares que formaram a nação húngara. De lá, se tem uma vista espetacular do lado peste e da extensão do rio Danúbio.






 



Citadella - O pequeno forte foi usado durante a Segunda Guerra Mundial pelos nazistas. Hoje, a edificação abriga uma exposição que conta a história da ocupação nazista, com fotos chocantes e ambientes da guerra preservados. 

Estátua da Liberdade - Foi erguido em 1947 em memória da conquista soviética da Hungria durante a Segunda Guerra. Fica um pouco distante do Castelo, está na Citadella, na Colina Géllert.  



Fonte de Mathias - Encontra-se atrás da Galeria Nacional, representando a jovem camponesa que se apaixonou pelo Rei Mathias durante uma caçada.


Troca da Guarda - A cada meia hora há a troca da guarda do castelo. Não é tão sincronizado como a troca londrina, mas é bem lúdica, com instrumentos como tambor e pratos.

A vista lá de cima:
Em Buda, você pode contemplar a paisagem do lado Peste e do rio Danúbio.

Como chegar à Buda:
A entrada de Buda fica em frente da Ponte das Correntes (Széchenyi). Pode optar por subir de Funicular (Sikló), tipo um bondinho ou a pé, só prepare as pernas para a subida.


terça-feira, 23 de abril de 2013

Fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa está ao norte da ilha de Florianópolis, e é formado pelos bairros de Santo Antônio, Sambaqui e Cacupé. A região foi uma das primeiras cidades fundadas pelos imigrantes açorianos que chegaram na ilha em meados do século 18, e deixaram os rastros dos costumes e um fundo de sotaque português até hoje entre os manézinhos da ilha.
Meu cunhado mesmo, acho tão difícil entendê-lo, fala rápido demais, tipo assim: Ó lhó lhó, tás tolo? Tú vissi a Vanessinha? Qués uma cervejinha? Vou ali tirar um bojinho!... Sempre peço pra ele repetir, rsrs

As praias não são as mais bonitas, mas tem um charme como em nenhum lugar na ilha.

Santo Antônio tem um quê de cidade do interior, porém, à beira mar. Tem a pracinha, a igrejinha, a lojinha de artesanato, as casas com fachadas históricas, e um lindo por do sol. 
Ótima pedida para terminar o dia, tomar um café e apreciar a paisagem...

Igreja Nossa Senhora das Necessidades
O belíssimo pôr-do-sol
 
Lojinhas de artesanato



Sambaqui é uma prainha de cerca de 1,0 km de extensão, no lugar da areia, milhares de conchinhas e resquícios de fósseis. É ruim de andar descalço, mas é um charme...













sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sumiço!

Meu sumiço não é intencional, mas necessário.
Estou naquela fase de mudanças, fazer malas, pesar malas pra não pagar excesso, procurar apartamento, mobiliar apartamento, procurar emprego, conhecer a cidade, achar minha padaria, farmácia, bares e mercados preferidos, enfim... A foto abaixo mostra como eu tive trabalho ao encontrar o Fernando morando (sobrevivendo) sozinho em Brasília...


A diferença entre a mala do Fernando e a minha rsrs
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...