domingo, 16 de junho de 2013

Conhecendo Pisa

Bom, vou começar meus posts da Itália de trás para frente, pois Pisa foi o último lugar que conhecemos.

Pisa é parada obrigatória para quem visita a região da Toscana.

E ela é especial por vários motivos... porque é um dos principais cartões-postais da Itália, porque a cidade é super pequena e charmosa, porque fica a uma hora de trem de Florença, porque é divertidíssimo observar as pessoas fazendo poses cafonas em frente a torre (e você não resistir também), porque as fotos do rio Arno ficam parecendo pinturas (e você nem precisa de uma boa câmera), porque é uma delícia terminar o dia com um belo cappuccino ou uma verdadeira pasta com vista para aquela torre torta, se perguntando porque raios ela não cai...

Fomos de Florença a Pisa de trem pela TrenItalia, companhia ferroviária italiana, que cobre praticamente toda a Itália, acredito que seja a maneira mais fácil e barata de viajar pelo país. Pagamos cerca de 7 euros pelo trecho. Saindo de Pisa há trens direto para o aeroporto Galileo Galilei, que fica há 1km de Pisa (ou 80km de Florença), de onde pegamos o voo de volta à Londres.

Passamos um dia em Pisa, a cidade é tão pequena que você não precisa mais do que uma tarde para conhecer a torre e caminhar pelas ruelas protegidas pelas muralhas que cercam a cidade.

Chegando na estação de trem (Stazione Pisa Centrale) você logo quer ver a famosa torre. E não tem erro, é só seguir em frente, e ir em uma reta até o outro extremo da cidade, passando pela ponte sobre o rio Arno. São 20 deliciosos minutos de caminhada. Uma dica, compre um vinho pra tomar deitado na Praça dos Milagres, talvez a torre fique ainda mais torta, mas um bom vinho é indispensável a qualquer hora e qualquer lugar da Itália.

Bom, segue umas fotos pra me dar saudade e deixar qualquer um com aquela vontade...


A torre é tão famosa que ninguém dá bola pra catedral e pro batistério. Você ainda pode comprar um ticket que vale visita na catedral e inclusive para subir na torre. Não fizemos pois estávamos corridos para pegar o voo, mas deve valer a visita.

O campanário é aquilo que podemos chamar de um desastre arquitetônico que deu certo, já que virou um dos maiores pontos turísticos do mundo. A torre começou a inclinar logo depois da construção, em 1173, devido uma fundação mal feita e um solo mais arenoso.

Dos anos 90 até a virada do milênio foi feita uma restauração, onde eles colocaram toneladas de contrapeso para estabilizar a inclinação, e a torre que antes estava mais inclinada, em 5,5 metros, passou a ser menos inclinada, atualmente com 3,99 metros, e foi declarada estável por mais uns 300 anos.

Hoje é patrimônio da Unesco juntamente com a catedral, o batistério e o cemitério.

Caminhando pelas ruas, logo você avista a Torre ao longe, e já tem aquele impulso de falar, nossa! achei que era mais alta! Nossa, ela é torta mesmo...


Como disse, não pode faltar um vinho tinto na mochila, para celebrar qualquer ocasião, nesse caso, um brinde à Torre!








A beleza do Rio Arno...












  E claro, não podia faltar as nossas fotos jacu...






 E pra terminar o dia, um jantarzinho com uma boa vista pra voltar para casa regarregado...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...