sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O que comer em Londres

Pra começar, de todos os lugares que conheci, a Inglaterra é o que tem a menor tradição gastronômica que já vi. A gastronomia na Inglaterra se comparada aos demais países europeus é pouco conhecida.  Eu costumava perguntar aos londrinos qual era o prato típico do país e até mesmo eles exitavam em dizer algo que não fosse os clichês fish & chips e o tradicional english breakfeast.

Cheguei a conclusão que o Brasil tem a melhor culinária do mundo. Nada se compara com nosso tempero e a diversidade gastronômica país afora. O que dizer da comida mineira e seu feijão tropeiro, arroz de carreteiro, pão de queijo e doce de leite, dos peixes de água doce com farinha do uarini e o famoso tacacá da culinária do Norte, da carne de sol com baião de dois do Nordeste, do acarajé baiano, da moqueca capixaba, do churrasco gaúcho e da famosa comida de boteco em São Paulo.

Por muito tempo a culinária inglesa foi motivo de piada, mas a coisa evoluiu e hoje tem chefs mundialmente conhecidos como Jamie Oliver e Nigella Bites.

Garimpando por meses a fio, provei algumas coisas típicas e outras nem tanto, mas que vale a pena compartilhar:

Guinness
Todos sabem que Londres é famosa por seus pubs, e os ingleses começam a beber cedo, já que muitos pubs não vão até a madrugada. Não deixe de pedir um pint de Guinness, minha cerveja preferida. Um pint é um copo tradicional de cerveja que possui a medida de 568ml. E não se preocupe se achar que é muito e a cerveja vai esquentar no copo, pois lá se toma mesmo em temperatura ambiente, e não gelada. Original da Irlanda, a Guinness é escura e encorpada, com uma espuma muito cremosa, e é levemente doce, embora quem não esteja acostumado ache que ela é amarga.
Ver o barman tirar o pint da máquina é quase uma arte. Há o ritual certo para que ela vá se "decompondo"vagarosamente, passando da espuma marrom claro ao líquido preto que vai se formando no fundo do copo.




Fish & Chips
Esse é o mais clichezão, mas em 6 meses eu nunca experimentei. Adoro peixe, mas não gosto de fritura e nem de batata frita. Além de ser um prato que dá pra fazer em casa né. De qualquer forma, o prato é mundialmente conhecido e é encontrado desde uma barraquinha de rua até sofisticados restaurantes. Pode ser servido de forma simples em um pratinho de isopor e garfinho de plástico ou em pratos decorados com saladas, ervilhas ou creme de ervilha e diferentes molhos.


Chá das Cinco
Os ingleses são conhecidos pela pontualidade, mas com o chá das 5 não é necessariamente uma regra. Normalmente é uma refeição leve entre as 3 e 5 horas da tarde. Como os ingleses estão trabalhando esse horário, o famoso chá é mais consumido pelos turistas em uma variedade enorme de locais como casas de chás, hotéis e cafés. É tradicionalmente servido com chá, scone (um tipo de bolinho tradicional) com geléias, creme e manteiga e sanduíches. O mais tradicional é do hotel Ritz que oferece 17 tipos de chás, champanhe, sanduíches de salmão defumado, scones, geléias, cremes, e diferentes menus, tudo isso por cerca de 60 libras. O hotel é divino, vale o investimento, mas a reserva deve ser feita com até 3 meses de antecedência.


The Ritz London, 150 Piccadilly, London W1J 9BR


Scones
No chá da tarde não podem faltar os scones, bolinhos parecidos com cupcakes, porém, mais simples. Um bolinho com sabor mais neutro que pode ser comido com manteiga, creme ou uma geléia de boa qualidade, mais tradicionalmente na Inglaterra de amora, framboesa ou morango.



English Breakfast
O café da manhã tradicional é bem levinho, com feijão (adocicado), ovos, bacon, linguiça, cogumelos e torradas, nada que um engov não resolva depois. Essa bomba calórica é muito boa para curar a ressaca.


Raclette no Borough Market
Os mercados de rua são meus passeios favoritos de fim de semana, onde eu não preciso cozinhar e posso comer muito bem por 5 libras. Os mais famosos são Borough Market, Brick Lane, Camden Town e Chinatown. Minha dica é a raclette no Borough, que é um prato de batatinhas asssadas, pickles e uma generosa camada de queijo derretido por cima.



Culinária Internacional
Porque não? Mais do que pratos típicos, em Londres você encontra culinária do mundo inteiro. Como Londres é uma "mãe" que abriga gente de todas as partes do mundo, a culinária é igualmente bem recebida no país. Encontramos restaurantes tipicamente turco, indiano, tailandes, chinês, mongol, italiano, brasileiro (de monte). O mais comum é o kebab, ou famoso churrasquinho grego, que você encontra em cada esquina da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...