quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que comer (e beber) em Atenas

Não imaginava que ia me deleitar tanto na culinária grega. É tudo muito bom, as porções são enormes e o que é melhor: é muito barato!

Bom, a começar pelo começo! A entrada mais tradicional é a salada grega, uma delícia e bem refrescante, feita com tomate, cebola, pepino, azeitona preta e queijo feta.


A moussaka é uma espécie de lasanha feita com berinjela, creme, carne moída, batatas e uma pitadinha de canela, deixando o sabor levemente adocicado, mas muito bom. Se comer com a vista pra Acrópole então, fica mais gostoso ainda.


E não pode faltar o famoso churrasquinho grego, direto da fonte! Pedimos esse kebab para 4 pessoas, vem tanta comida que ainda sobrou.



Os pratos em geral, principalmente as carnes vem acompanhados de pita, um tipo de pão e tizatziki, uma patê feito com pepino, iogurte, alho, azeite, sal, pimeta do reino e hortelã.

Pra terminar uma refeição, e para adoradores de um cafézinho, eis o frapê de café. Eu via a todo momento todos os gregos tomando uma bebida barrenta, mas depois vi que era o café gelado.


O iogurte grego, servido com mel e frutas é o verdadeiro manjar dos deuses. O que é isso!
Eu que nem gosto de iogurte repetia umas 5 vezes (vergonha) no café da manhã. É bem consistente, um creme quase como um sorvete cremoso.


Baklavas, feita de massa folhada, nozes e pistache. Eu não comi e até hoje eu penso porqueee? A boca saliva só de lembrar dessa sobremesa.



E por último, e não menos importantes (não mesmo!), as bebidas!
O ouzo (lê-se uzo) é a principal bebida típica da Grécia, feita com a fermentação da casca da uva, e aromatizado com anis. É forte de arder a garganta, teor alcóolico por volta de 44%, tem que tomar só um aperitivo.


Mas o que mais gostei foi de um tipo de ouzo chamado Mastika, que é bem docinha, feita a base de brandy, mas também é forte. É um licor digestivo, mas eu poderia tomar uma garrafa!

Por fim a cervejinha, que não pode faltar pro brasileiro! Eu tenho preferência por cerveja forte, amarga, mas a Mythos é uma delícia pra tomar naquele calorão de Atenas, é bem levinha.



Ah, e o cardápio ninguém entende nada! E a conta é um presente de grego!
Mas é só pedir uma ajudinha para o garçom e tá tudo certo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...